28 janeiro 2008

CASAL VIVE MAIS SE SOUBER "BRIGAR BEM"

Você consegue imaginar que se você e seu marido souberem *brigar bem* poderão viver mais?
Pois é minha cara, é isso mesmo que você ouviu...mas o que é *brigar bem*? É saber falar o que sente em meio a um problema, falar que se sente injustiçada e por quê, é dar a sua opinião mesmo que não seja a saída adotada no momento; mas também é saber ouvir o outro e o que ele sente, ouvir seu ponto de vista e respeitá-lo; mas acima de tudo isto, BRIGAR BEM é saber fazer as pazes, se reconciliar depois de todo o tumulto.
A seguir vai a reportagem sobre uma pesquisa neste tema:


Brigas de casal podem prolongar a vida, diz estudo

Casais "devem aprender a se reconciliar"
Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, sugere que os casais que resolvem suas diferenças e manifestam seus sentimentos de raiva ou revolta em relação ao outro vivem mais.
O estudo, publicado na revista especializada Journal of Family Communication, analisou 192 casais ao longo de 17 anos, divididos em quatro grupos.
O primeiro continha casais que expressavam sua indignação quando se sentiam ofendidos injustamente pelo outro; o segundo e o terceiro incluíam casais em que ou o homem ou a mulher reprimiam este tipo de sentimento; e o quarto continha casais em que ambos os membros não demonstravam qualquer reação diante de uma ofensa descabida.
Segundo os especialistas, entre os 26 casais do grupo que reprimiam seus ressentimentos, houve 13 mortes ao longo do estudo. Entre os 166 pares restantes, 41 morreram.

Injustiça

Para o coordenador do estudo, Ernest Harburg, quando ambos os cônjuges reprimem sua indignação diante de uma "ataque" ou crítica injusta do outro, o risco de morte dobra.
"Quando casais se unem, uma das tarefas mais difíceis é saber se reconciliar após uma briga", disse Harburg. "E ninguém é treinado para isso. Se o problema não resolve e, em vez disso, a pessoa enterra a raiva e fica remoendo esse sentimento, pode estar correndo riscos."
O pesquisador explicou que o estudo se concentrou em críticas consideradas injustas e inadequadas. Nos casos em que as críticas foram consideradas justas, não houve indignação ou rancores por parte dos membros do casal.
Harburg ainda disse que os resultados da pesquisa são preliminares e que os pesquisadores agora preparam um novo estudo para acompanhar casais ao longo de 30 anos.

Reportagem extraída da BBC

É isso aí....por isso que Deus diz na Bíblia: Irai-vos mas não pequeis, não deixe o sol se pôr sobre a vossa ira! Não deis lugar ao Diabo! Efésios 5:26
Então minha querida amiga, não perca mais tempo guardando rancor do seu maridão, deixa pra lá as questões que não levam a nada, (é só um joguinho de forças, certo?) vai lá e dá um abraço nele, dá uns beijinhos e faça as pazes.....porque o bom da briga é quando a gente se reconcilia, não é?

Escrito por Raquel Moura

Um comentário:

Unknown disse...

Rakel esta muito legal este texto Casal vive mais se souber brigar bem, Enquanto estivermos conseguindo pedir perdão e aprendendo a brigar sem destruir nosso casamento, a reconciliação é sempre uma delícia e um gostoso recomeço para os dois. Continue sempre publicando essas mensagens. São ótimas. ESTOU INDICANDO PARA AMIGAS MINHAS. Beijos. Solange.