02 março 2008

IGUAIS OU DIFERENTES

O Casamento é um Relacionamento muito difícil, mas tremendamente recompensador. É a União de duas pessoas TOTALMENTE DIFERENTES, mas que ao se aproximarem no namoro, têm a impressão de que são totalmente IGUAIS. Na verdade, quando encontramos nosso amado, na fase de namoro, de conhecimento, pensamos: “ Puxa, agora encontrei minha ALMA GÊMEA, como é incrível, ele pensa como eu, seus gostos são como os meus, seus ideais, seus hobbies, ..... DOCE ENGANO!!!!
Vão se passando os dias de relacionamento e começamos a observar como nosso amado está “mudando”! Que coisa! Ele não fazia isto antes, será que ele mudou, ou será que eu nunca tinha reparado? Acontece amiga, que não é só ele que mudou, nós também mudamos, todos mudam! Este é mais uma faceta do comportamento humano. Ao nos aproximarmos de outra pessoa, por sermos estranhos, mostramos a ela somente o que queremos mostrar de nós mesmos, somente nossas supostas qualidades, nossas áreas fortes, aquelas coisas que dominamos e fazemos melhor, em suma NOSSO MELHOR LADO! Isto porque queremos ATRAIR, CHAMAR PARA NÓS e CAPTURAR NOSSA PRESA! Mas depois que já a temos em nossas mãos, não precisamos mais filtrar nossas atitudes, a presa já está pega e segura, agora, devagar vamos mostrando nossa outra face, outras coisas que temos em nós que antes escondemos! Não se assuste, não fazemos isto porque queremos, de propósito, por simples artimanha maldosa, isto acontece naturalmente, faz parte do nosso SER HUMANO! Ainda não somos íntimos o suficiente para sermos quem realmente somos, mas quando sentirmos que já existe uma certa intimidade, com certeza seremos quem realmente somos!
Aí começam as diferenças! E a cada dia que passa deste relacionamento elas vão aparecendo mais! Se somos ainda solteiros pensamos: Ah, quando eu casar eu mudo ele ! Ele me ama, por amor a mim e ao nosso casamento ele vai mudar! QUE ILUSÃO!!! Nesta idéia casamos, mas as coisas continuam do mesmo modo ou até pra dizer a verdade PIORAM! Contudo, nós continuamos a pensar, não pode ser, eu vou mudá-lo, e realmente tentamos através de críticas, de ordens, de choro, de brigas e discussões infindáveis!!! E o pior é que eu quero mudá-lo e ele por si, quer me mudar! Novos assuntos chegam agora com o casamento: filhos, dificuldade financeira, problemas de saúde, interferência dos pais...É uma Verdadeira Guerra dentro de casa! Tem momentos que pensamos que estamos mesmo “Dormindo com o Inimigo”. E o amor? O que aconteceu com aquele Grande Amor que sentíamos um pelo outro? Será que acabou?
ACABOU NÃO, APAGOU!
Na ânsia de acertar, erramos feio! Não se muda uma pessoa com palavras, choros, argumentos, chantagens, ou sei lá o quê. Você não tem o poder de mudar ninguém, UMA PESSOA MUDA SOMENTE SE ELA MESMA QUISER! E olha, isto não acontece como mágica, é um processo . Um processo chamado AMADURECIMENTO! Portanto nossa parte é ACEITAR A PESSOA COMO ELA É!
Nossa! Você deve estar pensando, se eu fizer isto, aí é que a coisa ficará pior! Engano seu! Tenho uma coisa muito MARAVILHOSA e IMPORTANTE para te dizer, que já provei na minha vida e na vida de muitas pessoas, e realmente FUNCIONA! É uma regrinha básica de relacionamentos à qual eu chamo de OS 3 MANDAMENTOS DO CASAMENTO, mas que se aplicam em todos os relacionamentos . (filhos, pais, sogros, amigos, etc...). Aqui estão eles:

1- EU NÃO POSSO MUDAR NINGUÉM
2- EU SÓ POSSO MUDAR A MIM MESMO
3- QUANDO EU MUDO, OS OUTROS MUDAM TAMBÉM!

O Primeiro, eu nem preciso comentar orque já disse acima, portanto ponha isto na sua cabeça, VOCÊ NÃO PODE MUDAR NINGUÉM! PARE DE ATORMENTAR AS PESSOAS À SUA VOLTA!
O Segundo mostra que nosso poder somente atinge a nós mesmos. Portanto se você quer que as coisas mudem em sua vida, se você quer que seu casamento dure, e ao invés de ser um Campo de Guerra passe a ser um lugar de Alegria, Companheirismo, Crescimento e Restauração do amor. Comece a mudar agora mesmo! O problema não está nos outros, está EM VOCÊ! Olhe para você mesma, seja honesta, não é só ele que tem defeitos, você tem “muitos defeitos”, certo? Anote-os, medite, pense no que pode fazer para mudar, para melhorar! Concentre-se em VOCÊ. Não importa agora a vida dos outros, importa a sua. Cuide de você, da sua vida do seu crescimento e amadurecimento! E não esqueça, Busque ajuda em Deus e Sua Palavra. Jesus nos deu uma receita muito boa:
“Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei vós primeiro a eles”. Mat 7:12
E ainda a Lei da semeadura: “ Tudo o que se planta se colhe” Gal. 6:7
Então se você quer receber AMOR, Dê AMOR primeiro! Se você quer receber RESPEITO, dê RESPEITO primeiro! Se você quer receber CONSIDERAÇÃO, dê CONSIDERAÇÃO primeiro ao outro!!!
Finalmente o Terceiro, é a Lei da Ação e Reação, que é a mais pura verdade e funciona em Relacionamentos! Quando você começar a mudar, vai notar que parece que as pessoas estão mudando à sua volta, é muito interessante, é até engraçado, você tem que tentar para ver! Você pensará: porque será que as pessoas estão diferentes comigo? O que aconteceu? A verdade é que as pessoas estão reagindo à sua mudança! Quer ver para crer? Então comece já!

“A vida é muito curta para deter-se nas fraquezas dos seres humanos. Concentre-se em seus valores.”
“O segredo do Bom Casamento não é encontrar o esposo perfeito, e sim eu ser a melhor esposa para o meu marido e vice-versa.”

Raquel Moura

2 comentários:

Pri disse...

Oi Quel!!!
Toda verdade foi dita neste texto!
Pra nós mulheres, vale a pena ler o livro:"O PODER DA ESPOSA QUE ORA"... e incrível: quanto melhor tratamos nossos esposos e nos submetemos a eles como diz a Palavra, mais bençãos temos para nossas vidas! Parece um efeito meio que na contra-mão, mas Deus abençoa a Mulher Virtuosa que Ele descreve em Pr31:10-31!!!
Deus abençoe grandemente sua vida!!!

Faculdade Teológica disse...

Que Deus continue abençoando seu trabalho e nos edificando com seus post Fica Na Paz!!!!
Abs!
Faculdade Teológica