06 outubro 2007

Ajustando as Velas

"O Pessimista reclama do vento, o Otimista espera que mude e o Realista ajusta suas velas".

Tenho pensado muito nestas palavras ultimamente, e como meu tema neste Blog é Amadurecimento gostaria de comentar algumas coisas.
Qual é o seu comportamento diante das várias situações do seu dia, como você reage às tempestades que surgem na sua vida? Você acha que é um Pessimista, Otimista ou Realista?
Para mim o Pessimista é aquele que diante de um problema, olha para todos os lados tentando achar um responsável por aquilo que está acontecendo, "alguém deve ser o culpado por isto, não eu"! Eu estou no meu direito, faço tudo direitinho, não sei porque as coisas acontecem comigo.......e RECLAMA.......
O Otimista , neste pensamento, é aquele que sempre fica na atitude de esperar! Esperar o vento mudar, esperar que a solução venha.....de outro lado, de outra pessoa, "alguém tem que me ajudar, será que ninguém tem pena do meu sofrimento.......ou, algum dia as coisas vão melhorar, é melhor esperar"........e ESPERA.........
Mas o Realista é aquele que encara a situação, olha de frente, não foge, não inventa desculpas, não "empurra com a barriga", ele AJUSTA SUAS VELAS!
Ajustar as Velas tem no meu ver 2 atitudes importantes:
  1. Olhar para si mesmo e ter Auto-Crítica. Poucas pessoas fazem isto, porque poucas pessoas estão interessadas em amadurecer e crescer na vida. Mas como é importante olhar para si e ter auto-crítica. Creio que Jesus quando falou para nós que "antes de olharmos o cisco que está no olho do meu irmão, devo primeiro tirar a trave que está no meu olho"; Ele estava nos ensinando a ter auto-crítica. É muito fácil olhar, reparar, julgar, culpar, e até resolver o problema do outro, mas como é difícil olhar para o meu problema!!! Sabe, não importa de quem é a culpa, ou quem é o responsável pela catástrofe que aconteceu com você, importa sim que ela está aí e precisa ser resolvida! Não perca tempo culpando os outros ou tentando achar explicações para o seu sofrimento, Olhe para você mesma, avalie, reflita, pare um pouco para pensar, busque a Auto-Crítica. Pense o que eu posso fazer para mudar isto? Será que isto aconteceu porque eu estou falhando em alguma coisa? Que parte em mim tenho que melhorar?
  2. Tome uma Atitude, faça alguma coisa, FAÇA A SUA PARTE QUE DEUS COM CERTEZA FARÁ A DELE!!! Não interessa se alguém merece, não importa se você vai se sentir boba, importa obedecer à Deus e fazer a Sua vontade! Importa ter atitudes cristãs, atitudes éticas, morais, de amor! Cuide das suas atitudes porque um dia você vai dar conta das suas atitudes a Deus e neste dia não vai valer nenhuma desculpa! Já dizia um pastor muito querido: "Dá desculpa quem tem culpa". Não fique esperando, faça o que tem a mão para fazer. Decida hoje fazer alguma coisa nem que seja pouca coisa! Comece a mudar JÁ! Não faça grandes projetos de mudança, planeje coisas pequenas, mas faça! Tome uma atitude diante da vida! OLHE A VIDA DE FRENTE, ENCARE COM CORAGEM E COM DEUS..........AJUSTE AS SUAS VELAS !

4 comentários:

Unknown disse...

Queeeelllllll
linda, linda mensagem e é melhor eu rever meus conceitos!!! É que muitas vezes (eu assumo!) sou pega em situações de auto-piedade: ai que dó de mim, etc... Depois dessa...

Ah!!! que tal um próximo passo pra você?: ESCREVER UM LIVRO!!!!!

beijoOOO irmã querida!!

..::Keilinha::.. disse...

oieeee!!!!

Humm..acho que dependendo de cada situação da minha vida....eu vario entre essas três personalidades!!! hehe Que feio né? rsrs

Obrigada irmã pelas lindas mensagens!!!

bjinhus!!!!

Monica disse...

Oi Ra,

Adorei, que linda a mensagem, eh sempre bom ser lembrado da direcao do caminho real das coisas, continue assim compartilhando com quem gosta de ti esses bons momentos de inspiracao.

bjs

Mo

Unknown disse...

Oi Rá, nossa meu coração saltou de alegria, em ve-la anunciando a palavra de Deus.Quero que vc saiba que tenho mts palavras suas e o Paulo, escrita, de mts anos atrás.Vcs foram e sempre serão benção em minha vida.Bjs com mts saudades.