27 novembro 2008

SEGREDOS DE UM PORÃO

Somos em 4 irmãos: eu, Tunico, Paulo e David o caçula, que nasceu quando já éramos jovens. Perdemos nossa mãe, a tranquila D. Olga quando o David tinha apenas 6 anos, foi muito difícil para nós mas Deus sabe o que faz, aprendemos a aceitar as decisões do Todo Poderoso, afinal quem é que pode discutir com Ele? Ficamos com nosso querido pai Pastor Antonio, que Deus chamou para reforçar a Milícia Celeste em Janeiro de 2008.

Meu querido irmão caçula David relembrando sua infância gostosa com nosso pai escreveu uma crônica maravilhosa chamada "SEGREDOS DE UM PORÃO", que tocou muito meu coração pela sua sensilbilidade, relevância e beleza. Pedi permissão a ele e postei para que todos possam usufruir comigo deste momento. Aí está:

SEGREDOS DE UM PORÃO

Certa vez, li um texto chamado “ Descida no Porão “ que fiquei muito emocionado, quando me lembrei que o Porão também fez parte da minha vida, que quando garoto vivia dentro dele brincando, arrumando alguma coisa, mexendo, desmontando as bicicletas . . . que saudades . . . fazendo pipas, cortando bambus, observando uma pessoa muito forte arrumando tudo na sua mitológica bancada com sua esmagadora morsa . . . que saudades do porão . . . ali se passavam minutos, horas, dias, ações, reações,emoções . . . tudo passava na vida de um menino que se importava sempre com a felicidade dos outros, a alegria dos outros, simplesmente dividia tudo o que tinha com todos. Ahhh que saudades do porão um lugar mágico, onde tudo se dava um jeito . . . quase tudo . . . ali muitos passaram e já se foram . . . mesmo assim, aquele menino que observava tudo e não entendia a vida que se passava fora do porão . . . as dores, as perdas, o egoísmo, a pressão do mundo, as doenças, as dificuldades . . . que saudades do porão . . . lá não tinha nada disso, ficávamos horas conversando e rindo muito. O tempo era amigo, os dias eram bons, o sons agradáveis, o ar leve, a mente vigorosa, que energia pura; amigos, amigas, colegas, conhecidos, figuras antológicas passaram por ali se expressando de todas as formas possíveis . . . Acho que Deus se divertia muito olhando o pré – destinado Porão projetado pelo seu grande companheiro sendo usado pela destinta gangue !!! ( carinhosamente chamada ) .
. . . Tudo passou !!! A ilustre “ Pacificadora “ foi embora muito cedo, Deus a designou para alguma missão . . . certeza . . . O grande projetista está cansado e prestes a ser arrebatado . . . cumpriu a carreira . . . as heranças . . . estão dispersas . . . o caçula cresceu e até hoje pensa um pouco em tudo isso . . . que bom . . . as paisagens mudaram . . . o porão está fechado . . . !!!

Obrigado Deus !!! por estar comigo até hoje !!!

David . . .
03/01/2008

DAVID, VOCÊ É ESPECIAL, VOCÊ É MUITO AMADO, NUNCA SE ESQUEÇA DISTO, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO, AMAREMOS PARA SEMPRE VOCÊ, SOMOS LIGADOS MAIS DO QUE PELO SANGUE, SOMOS LIGADOS PELA ALMA!

um beijo no coração

de sua irmã

Raquel Leme de Moura Gonçalves

13 novembro 2008

CURA PARA DEPRESSÃO

Mulheres são seres ESPECIAIS, ao mesmo tempo que são fortes para segurar enormes "barras", são frágeis quando se deparam com pequeninos problemas. Um problema que aflige muito as mulheres é a SOLIDÃO. Com certeza Deus quando criou a mulher não a fez para viver sozinha, calada, isolada (impossível, onde gastaríamos nossas 30.000 palavras por dia?) Ele a fez para viver e interagir dentro de um grupo.

No início de nossas vidas vivemos dentro da nossa família, a casa de nossos pais, nossos irmãos, primos, tios, avós. Depois saimos para construir nossa própria família, mas nunca deixamos a casa da mamãe, pelo menos visitamos, comemos lá de vez em quando, buscamos conselhos na hora das dificuldades, trazemos os filhos para curtir os avós, celebramos as datas importantes. Mas chega um dia que nossos filhos se vão, batem asas, crescem, voam alto em direção às suas próprias metas e desafios, e nós ficamos com a casa vazia. Não temos mais de quem cuidar, para quem ensinar as coisas, com quem ralhar.....

O marido é nosso companheiro, amigo inseparável, quase nem precisamos falar, ele sabe o que pensamos e sentimos tal é o grau de conhecimento adquirido através dos anos de convivência. Então nos sentimos sós! As 30.000 palavras diárias que temos por direito genéticamente adquirido ficam entaladas na nossa garganta! E pior ainda nos sentimos fora do mundo, parece que não vivemos mais, só o trabalho doméstico não nos preenche!

Se não tivemos a sorte de ter familiares por perto, ou não desenvolvemos amizades com outras mulheres vamos sentindo SOLIDÃO. E solidão por muito tempo pode trazer outras doenças, na verdade como nossas avós diziam " cabeça vazia é oficina do diabo" , ou seja , a falta do que fazer, ou de coisas para encher nossa mente, não precisa nem da ajuda do diabo, naturalmente vamos pensar em coisas que não são boas nem importantes, e vamos pensar em DOENÇAS, daí vem logo a DEPRESSÃO (o mal do século! ou a doença da solidão!).
E nós mulheres, como prova a ciência, somos mais propensas a ter DEPRESSÃO, acho que porque nós temos mais propensão a sentir SOLIDÃO.
Você sabia que nossas avós não tinham depressão? Sabem por quê? Porque elas geralmente quando se casavam continuavam vivendo perto de suas mães e familiares e com isso continuavam interagindo com outras mulheres e é isto que faz as mulheres viverem melhor. Viver e conviver com outras mulheres, é isto que precisamos para ter saúde emocional e mental.

Ultimamente nas IGREJAS EVANGÉLICAS temos visto um novo trabalho com as mulheres chamado TARDE DO ARTESANATO, ou outro nome qualquer. Nesta tarde as mulheres da igreja e outras amigas até não crentes se reunem para aprender e fazer artesanato. As que sabem fazer alguma coisa ensinam as outras: Pintura em Tela, Pintura em Tecido, Bordado, Tricô, Crochê, Corte e Costura, Patchwork, Confecção de Bolsas, etc...No meio desta tarde gostosa ainda rola um cafezinho, uma Meditação na Palavra de Deus e MUITO BATE PAPO!!!
É neste lugar descontraido que nos sentimos à vontade para desabafar problemas, compartilhar bençãos, rir, chorar, buscar bons conselhos com as irmãs mais experientes, orar ao Senhor, enfim TERAPIA CRISTÃ PARA MULHERES! E o mais importante DE GRAÇA!!!
Neste tempo que estou passando aqui em Santos tenho frequentado esta verdadeira PSICOTERAPIA na tarde de ARTESANATO DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO BELÉM em Santos, com minha amiga ANA GUERRA (lá de Ourinhos). Tem sido um verdadeiro remédio em minha própria vida e tenho certeza que também tem sido na vida de muitas mulheres que ali vão.
Concluindo este pensamento, deixo aqui meu AGRADECIMENTO às mulheres que tiveram esta visão e criaram este tipo de trabalho dentro das igrejas evangélicas. Que Deus continue abençoando este Ministério (porque para mim, este é um Verdadeiro Ministério de Cura e Libertação na vida de muitas mulheres).
E para as mulheres que se sentem ainda sós, deixo aqui um DESAFIO: Comecem este Ministério em suas Igrejas e Comunidades, lutem por isto pois os benefícios à nossa saúde são infinitos!
Não esqueça de uma coisa: NÓS MULHERES PRECISAMOS DE AMIGAS! Amigas curam doenças, a verdadeira amizade é um bem muito precioso e deve ser conquistado e valorizado. Se você ainda não tem uma amiga comece a orar a Deus para encontrar uma. É um verdadeiro remédio para nossa vida.


Raquel L.M. Gonçalves